quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sobre os poemas da 5º Série

Eu escolhi o poema do Miguel, em minha opinião, foi o melhor. Vamos conferir o poema dele:

...
Eu faço parte do meu mundo
Do meu universo
Eu sinto minha vida passar...
Eu irei morrer
Por isso eu mudo as coisas
Para pior ou melhor
Mas para mim o importante é mudar
Pois sei que um dia a marca que eu deixar vai se apagar

Miguel

Primeiro eu gostaria de dizer que o título já diz tudo e demonstra o todo, ou o nada, que é, em minha opinião a base do exercício.
Apesar de quando o Miguel diz “Meu mundo, do meu Universo”, ele está se referindo exclusivamente a uma coisa dele, e não de todos; mas acho que quando ele refere-se a “meu”, quer dizer o plano das idéias, o que eu concordo, pois, o plano das idéias é exclusivamente nosso, e não de todos... então, ele está certo, mesmo aparentando o errado.
Ele sente, ele sabe e ele modifica, tudo por conseqüências de ações dele e de outros também, demonstrando que, novamente, tudo está interligado, tudo é um todo, mesmo que separado. Quando ele diz que não importa que seja para melhor ou pior, mas o importante é mudar, ele refere-se a vida, que está em constante movimento, e que, se eu não a modifico, o tempo a modifica para mim, ocorrendo, sempre uma conseqüente mudança, como no pensamento de Heráclito.
Em “pois sei que um dia a marca que eu deixar vai se apagar” ele refere-se, de novo, a movimentação e a um ciclo, o ciclo da vida. Ele refere-se a evolução e, como marca, que ocasionará um desaparecimento, mesmo que lento...
Eu adorei a individualidade que ele utilizou para se referir ao todo, e ainda, ele transmitiu muito bem a idéia de Heráclito.

Stella C. Correa
7º Série

Nenhum comentário:

Postar um comentário